BEDA / Sob Pressão

Em companhia da Penélope, eterna enquanto eu viver…

Em 2011, as relações humanas que eu havia desenvolvido de forma virtual, começaram a pressionar a minha vida pessoal, gerando percalços familiares. Estranhamente, vivia sob a pressão de situações que normalmente nem saberia que sucediam alhures e antes. Durante algum tempo, me retirei da rede social mais poderosa, então, que ameaçava absorver as conexões sociais mais tradicionais, baseadas no contato pessoal.

“Queridos amigos, próximos e distantes,

estou deixando, pelo menos momentaneamente, o Facebook. Até o final do dia, permanecerei com a minha página aberta apenas para que esta mensagem alcance o maior número possível de pessoas. As redes sociais constituem uma ferramenta nova que interfere fortemente nas relações baseadas antigamente no fato de estarmos em contato direto com o nosso interlocutor.

Com as redes sociais, podemos nos conectar a pessoas que talvez nunca encontrássemos na vida, o que torna o mundo menor, mas igualmente mais amplo. Esse poder, tão novo quanto assustador, precisa ser melhor avaliado para que, ao invés de se transformar em algo libertador, não se estabeleça em força desagregadora das formas mais antigas e ainda tão prazerosas de relações pessoais.

O atual ícone do meu perfil é a imagem de um jatobá centenário, enraizado aqui perto de casa. Com ele, quis demonstrar o meu apreço por esses seres fascinantes — as plantas — que nos observam desde o início dos tempos e que aqui permanecerão mesmo depois que nos destruirmos.

Por hora, voltarei a ser semente, somente. Quem sabe, um dia volte a brotar?

Namastê!”

Participam do BEDA: Mariana Gouveia / Roseli Pedroso / Darlene Regina / Lunna Guedes / Suzana Martins

5 thoughts on “BEDA / Sob Pressão

  1. Não tenho vontade de sair do Facebook, mas estou ensaiando a ideia de voltar a utilizar um apelido nas redes (blog/face/insta) para evitar ser encontrada por…conhecidos.
    Minhas redes sociais, nesse sentido, são redes anti-sociais.

    Abraços!

Deixe um comentário

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.